sexta-feira, 13 de junho de 2014

Tucanuçu (Toco Toucan)






Tucanuçu (Ramphastos toco),único pertencente da família Ramphastidae que não vive exclusivamente na floresta, sobrevoa campos abertos e rios largos. È menos sociável que os outros tucanos.
Seu nome significa: Ave de bico grande como uma espada que faz seu ninho no oco / toco de pau.
È uma das aves mais fáceis de ser avistada devido a exuberância de cor, tamanho e formato de seu bico. O Tucanuçu é o maior dos tucanos, vivendo em todo Brasil central e partes da Amazônia. A maior população deles se encontram no Pantanal, podendo ser visto até no interior das cidades, em pomares e árvores com frutos.
Sua característica marcante é o enorme bico alaranjado com uma preta na ponta. Possui plumagem negra, dando destaque ao papo e o uropígio (onde se inserem as penas da cauda) branco, além do crisso manchado de vermelho. Em destaque a área de pele nua de cor laranja ao redor dos olhos e as pálpebras azuis.  Seu bico amarelo-alaranjado de tecido ósseo esponjoso, medindo cerca de 20 centímetros, é duro e cortante, sendo usado como uma pinça para capturas alimentos. Apesar do tamanho, é muito leve, devido sua estrutura (tecido ósseo esponjoso). As bordas do bico são serrilhadas e a força do tucano correspondem ao seu tamanho. Para ingerir o alimento, lança-o para trás e para cima, em direção á garganta, enquanto abre o bico para o alto. Mede 56 centímetros de comprimento e pode pesar 540 gramas.
Sua alimentação consiste em frutas, insetos e artrópodes, mas também costuma saquear ninhos de outras aves e devorar ovos e filhotes.
Faz ninhos em árvores ocas, buracos em barrancos ou em cupinzeiros. Costuma botar de 2 a 4 ovos, que são incubados por período de 16 a 18 dias. O macho alimenta a fêmea no período reprodutivo.
Vivem em pares ou em bandos, e voam em fila indiana. Voa com o bico reto, em linha com o pescoço, alternando curtas batidas com um planar mais demorado. Ao dormir vira a cabeça e descansa o bico nas costas e em seguida se cobre com a cauda. Comunicam-se com chamados graves. Habitam as matas de galeria, cerrado, capões.


Essa espécie é encontrada em regiões campestres do interior, da Amazônia ao Paraguai, Bolívia e Argentina; Não atinge o litoral nordestino.


Fonte: www.wikiaves.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário