O canário da terra verdadeiro ou canário da terra (Sicalis flaveola) é uma espécie de ave da família Emberizidae. Originário da América do Sul é encontrado na Colombia, Equador, Venezuela, Peru, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. No Brasil podemos encontra-lo no Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Ceará, Pernanbuco, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Os filhotes são da cor cinzenta, independente do sexo. Quando adultos, os machos têm cor predominante amarela, principalmente na cabeça com tons avermelhados, e as fêmeas não mudam muito, ficam com um tom cinzento amarelado. Os machos podem brigar entre si por fêmeas - que normalmente atiçam as brigas - até à fuga de um dos canários.
A alimentação é basicamente constituída de sementes de gramíneas nativas em geral ou alpiste e painço em cativeiro. Alcançam um tamanho de 13,5 centímetros.
O canário da terra é uma ave admirada pelo canto forte e estalado e por isso frequentemente aprisionada como ave de cativeiro (está entre as 10 mais apreendidas, segundo o IBAMA), mesmo tal ato sendo de total covardia e considerado crime ambiental inafiançavel pela lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).
Seu nome significa: do (grego) sikalis, sukallis or sukalis = pequeno : (Latim) flaveola, flaveolus diminutivo de flavus = amarelo; (amarelinho).
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstou aguardando algo sobre os pintassilgos !!!!
ResponderExcluir